sábado, 5 de setembro de 2009

Trabalho de Fundamentos da Administração e Marketing!

O trabalho a seguir retrata a Teoria Humanista. Ele foi feito para a matéria de Fundamentos da Administração e Marketing. Esta é ensinada pela professora Fabiana.


Teorias da administração

Abordagem humanística

É a terceira fase das teorias da administração que teve seu início no século XX. Nela a concentração de esforços está no indivíduo e não na produção e nas tarefas, ou seja, procura valorizar o ser humano em si e não só sua produção e lucro que gera para a empresa.
Essa fase pode ser dividida em duas escolas ou teorias:

1- A Escola das Relações Humanas

Essa escola teve início com Kurt Lewin e Elton Mayo que tratou as relações de trabalho de uma maneira mais democrática e livre. Essa escola ou teoria surgiu em oposição e omissão à Escola Clássica que valorizava a empresa dentro de uma organização formal e estruturada e possuía funções como: técnicas, comerciais, financeiras, contábeis e administrativas, sem se preocupar com o bem estar do empregado.
Seus conceitos são a psicologia e sociologia industrial, ou seja, focar nos incentivos sociais, na motivação, na espontaneidade, nas dinâmicas de grupo e na comunicação, dando lugar ao administrador humanista e atentar aos aspectos sociais e psicológicos das empresas.
Essa Teoria incluía planos como incentivo social e simbólico embasado no homo social, já que para os humanistas o homem precisa de recompensas sociais para satisfazer suas necessidades psicológicas que são mais importantes do que as necessidades monetárias.
Ouve certo descrétido por parte das pessoas, pois a teoria omitia valores importantes
como recompensas salariais, e também por encobrir as lógicas clássicas do empresário que visa aumentar seus lucros e a do empregado que busca aumentar seu salário.
Considera-se a Escola das Relações Humanas com uma reação ao trabalho programado, o controle hierárquico, e especialização excessiva da mão-de-obra, características do taylorismo. Visto que o trabalho em larga escala bloqueia o crescimento individual e o desenvolvimento pessoal, tornando os empregados desmotivados, desvalorizados em suas capacidades humanas, e gerando diminuição da qualidade do trabalho, competição destrutiva e greves na empresa.
A Escola das Relações Humanas contribuiu para a criação de grupos sociais motivados e administradores preocupados com a satisfação de cada empregado com seu trabalho.

2- Teoria Comportamental ou Escola do Comportamento Organizacional

Foi criada em 1947 com a publicação do livro “O comportamento Administrativo” de Herbert A. Simon, onde ele descreve a teoria das decisões. Segundo ele as empresas são como sistemas de decisões onde as pessoas sentem, decidem e somente depois é que agem e, portanto as decisões são mais importantes do que a execução da decisão tomada.
A abordagem comportamental desenvolve a administração e potencializa as motivações pessoais dos indivíduos pertencentes às organizações e diminui as diferenças e choques entre os objetivos dos administradores e dos funcionários que participam dos processos de trabalho.
O Desenvolvimento Organizacional nasce dentro da Abordagem Comportamental para criar estratégias de mudanças organizadas e planejadas a fim de otimizar a eficiência das empresas sem deixar de lado as questões comportamentais.
A teoria de abordagem humanística tem como objetivo dentro das Teorias da Administração valorizar o indivíduo, suas particularidades, seus conhecimentos e necessidades a fim de melhorar a dinâmica da empresa e estabelecer um vínculo mais humano na relação administrador empregado.

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