domingo, 8 de agosto de 2010




Paleontologia e lazer a 20km de Uberaba
Peirópolis oferece visita ao Museu dos Dinossauros e passeio alternativos
Por Mariana Provazi

A 20km de Uberaba , na BR 262 a caminho de Belo Horizonte, está um dos maiores centros de paleontologia do país. O bairro Peirópolis abriga mais de 2400 tipos de peças dos extintos dinossauros. Com a parceria da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), o museu ganhou nova roupagem e se tornou mais atrativo ao público visitante. Quem passa pelas galerias logo percebe o trabalho dos especialistas no que diz respeito ao estudo e preservação de aproximadamente sete mil fósseis encontrados por toda a região. De acordo com o guia Saulo Messias da Silva Neto, o museu possui o maior acervo de fósseis da América Latina. Uma das principais atrações do Museu do Dinossauro é o fóssil do Uberabasuchus terrificus ou Crocodilo Terrível de Uberaba, carnívoro da era mesozóica, encontrado na região e por isso ganhou o nome do município. Anexo ao museu, os visitantes podem adquirir souvenires que vão desde imãs de geladeira até camisetas estampadas com dinossauros. Além das lembranças ainda é possível comprar artesanatos e peças fabricadas pelos artesãos, entre eles o proprietário da loja Daniel de Castro, 33 anos. Segundo o artesão o movimento é maior nos fins de semana, “A rotina acelerada de Uberaba durante a semana, faz com que os visitantes procurem a região em busca de descanso e tranqüilidade”, ressalta Daniel. Para quem busca além de conhecimento e história, Peirópolis também reserva atrações como caminhadas, cavalgadas e restaurantes típicos da culinária mineira. Um dos pontos de encontro nos fins de semana é o restaurante da Pousada Estação dos Dinossauros, que além de comidas mineiras feitas em fogão à lenha, serve quitutes como doces de pingo e compotas feitas pelas moradoras do bairro. Para a dona de casa Silvana Oliveira, 47 anos, após dez anos sem visitar o bairro, Peirópolis voltou a ser seu refúgio dos finais de semana. “Tomar uma cervejinha já é gostoso e aqui em Peirópolis fica mais refrescante ainda”, completa a visitante. Aqueles que desejam adquirir os doces caseiros de Peirópolis a opção é ir até a Casa dos doces e escolher entre os diversos tipos de quitutes comercializados por lá. Para quem prefere descanso e contato com a natureza, a opção é se hospedar na Pousada e aproveitar as cachoeiras que circundam a região. Já para os que querem explorar as arborizadas ruas de terra uma alternativa ecológica é alugar um cavalo e passear pelas fazendas e sítios nos arredores. E quando o assunto é ecologia e preservação, Peirópolis se esforça para manter a região livre de qualquer poluição, seja ambiental ou sonora. Uma das medidas adotadas foi proibir o alto volume dos carros que circulavam pelo bairro anteriormente.

Renovando

Vou fazer um pouco diferente, ainda não faço ideia de qual será o resultado, mas nos últimos meses tive dificuldades em manter esse blog atualizado, por que não é sempre que faço uma matéria para faculdade da qual me orgulhe. Afinal nada sai perfeito todos os dias. A partir de hoje utilizarei desse espaço para colocar também algumas ideias, pois apesar dele ter sido criado para uma determinada disciplina do curso de Jornalismo acho uma bobeira deixar o projeto se perder com a conclusão da matéria.
Quero deixar bem claro que comentário aqui são muitoooo bem vindos mesmo quando são críticas, afinal é das críticas que aprimoramos, e dos erros que aperfeiçoamos.

Cada dia que passo me sinto mais realizada com a minha escolha um pouco tardia para o Curso de Jornalismo, não me arrependo das coisas que fiz, e se alguma coisa deu errado é porque antes de mais nada estou aqui para aprender.

Se servir de conselho para algum estudante da área de comunicação e de qualquer outra que seja os trabalhos extra curriculares que fiz e continuo fazendo pela faculdade me ajudaram muito para ingressar no meu atual estágio. Ah estou estagiando na Assessoria de Imprensa do Codau. É maravilhoso poder aprender diretamente com a área do Jornalismo que pretendo seguir carreira.

Quero neste espaço também agradecer a todas as pessoas que me deram forças e que ainda me apoiam em minhas escolhas.

Obrigada

Mariana Provazzi